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Lista de traços de Autismo de Nível 1 da Samantha Craft

Atualizado: 24 de dez. de 2023

Explore a fascinante lista não oficial de Samantha Craft sobre o autismo nível 1 de alto mascaramento, uma valiosa ferramenta para compreender a experiência autista, especialmente em mulheres e pessoas não-binárias.


Como alguém que está no espectro do autismo, essa lista ressoa muito comigo, pois destaca características únicas e desafios que muitas vezes não são reconhecidos nos critérios de diagnóstico convencionais.


Essa lista é uma ponte para uma compreensão mais profunda e uma oportunidade de promover a aceitação e a conscientização.


Ela elaborou essa lista em 2012, com o objetivo de auxiliar os profissionais de saúde na identificação da Síndrome de Asperger em mulheres, que agora faz parte do Transtorno do Espectro Autista como nível 1 de suporte. Isso ocorre porque os traços autistas em mulheres frequentemente apresentam diferenças marcantes em relação aos homens, sendo sua manifestação geralmente mais sutil e menos evidente, tornando o diagnóstico mais desafiador.




A partir deste ponto será uma tradução do post da Samantha Craft que pode ser no link a seguir: http://www.myspectrumsuite.com/samantha-crafts-autistic-traits-checklist/.


 

Observação: neste momento (2022), me identifico como #AuTDAH. Eu sou autista e TDAH. Por favor, não se preocupe com a palavra “Aspergers”. Foi meu diagnóstico em 2012 e foi assim que conectei milhares de pessoas ao redor do mundo. O título 'Aspergers' é usado com o título do livro, pois é disso que trata o livro: Um adulto lutando para entender um diagnóstico tardio de Aspergers . Não é possível alterá-lo para Everyday Autism , etc., pois isso muda todo o objetivo do livro. Nem posso voltar atrás e mudar os rótulos ao longo de 1.000 páginas escritas em meus blogs anteriores. O nome/rótulo neste site, meus blogs e meu livro não indicam nenhum tipo de capacidade. Quem me conhece, me conhece. Espero que uma palavra não o desencoraje de se conectar.


Lista de verificação de características autistas de Samantha Craft (veja lista de verificação anterior aqui )


Esta é uma lista de verificação não oficial criada por uma mulher adulta que foi diagnosticada com Síndrome de Asperger (SA) em 2012. Ela agora se identifica como estando no espectro do autismo ou autista. Seu filho do meio também é autista, assim como mais de 10.000 pessoas que ela conhece e chama de amigos. Samantha Craft (também conhecida como Marcelle Ciampi) tem mestrado em Educação. Samantha Craft não possui doutorado em psiquiatria ou psicologia. Ela tem um credencial de vida, por viver nesse espectro e ser mãe de uma criança com diagnóstico de Síndrome de Asperger. Ela criou esta lista em um esforço para ajudar os profissionais de saúde a reconhecer o autismo – para obter informações detalhadas sobre sua vida como mulher no espectro do autismo, consulte o livro Everyday Aspergers .A autora doou milhares de dólares gratuitamente para espalhar a conscientização. Dez características de Asperger podem ser encontradas aqui . Observe que Asperger faz parte do título do livro, pois, quando foi escrito, esse era o diagnóstico da época.


Uso sugerido: Marque todas as áreas que se aplicam fortemente ao indivíduo. Se cada área tiver 75% a 80% das afirmações verificadas ou mais, então você pode considerar que o indivíduo pode ser autista.


Ao determinar um diagnóstico do Espectro do Autismo, é aconselhável revisar a infância, a adolescência, a idade adulta jovem e os dias atuais de um indivíduo. Isto aplica-se particularmente aos desafios de comunicação; muitos indivíduos autistas se esforçam para se ensinarem as regras de comunicação, ao extremo.. Um identificador primário pode ser que eles ainda estão aprendendo regras sociais e de comunicação; em outras palavras, eles ainda estão ensaiando/mascarando/tentando se encaixar.


Mais informações sobre autismo podem ser encontradas no site aqui , no blog nº 1 e no blog nº 2 .


(Seção A consideração/artista prolífico no lugar de escritor e/ou ambos.)


Seção A: Pensadores Profundos

  1. Pensador profundo

  2. Um escritor prolífico, atraído pela poesia

  3. Altamente inteligente (altamente inteligente não está relacionado aos níveis de QI. Indivíduos autistas são frequentemente disléxicos e têm disgrafia e outras dificuldades de aprendizagem, mas podem ser altamente inteligentes sobre assuntos específicos, com pensamentos inovadores e fluência verbal/inteligência fluida e muitas capacidades)

  4. Vê as coisas em vários níveis, incluindo seus próprios processos de pensamento

  5. Analisa a existência, o sentido da vida e tudo continuamente

  6. Sério, direto e franco por natureza

  7. Não considera as coisas como certas, sem questionar ou objetar

  8. Não simplifica, tudo é complexo

  9. Muitas vezes se perde em seus próprios pensamentos e parecendo estar ausente, com o olhar vazio


Seção B: Inocência

  1. Ingênuo

  2. Honesto

  3. Tem dificuldades em mentir

  4. Acha difícil compreender a manipulação e a falsidade

  5. Tem dificuldade em compreender o comportamento vingativo e a retaliação

  6. Facilmente iludido e enganado

  7. Sente-se de confuso e sobrecarregado

  8. Sentimentos de estar perdido e/ou de ser outro planeta

  9. Sente-se isolado

  10. Abusado ou tirado aproveito quando criança, mas não contou a ninguém


Seção C: Escape e Amizade

  1. Sobrevive à emoções e sentidos intensos escapando em pensamento ou ação

  2. Escapa regularmente através de fixações, obsessões e interesse intenso em certos assuntos

  3. Escapa rotineiramente através da imaginação, fantasia e devaneios

  4. Escapa através do processamento mental e racionalização

  5. Escapa pelo ritmo das palavras

  6. Filosofa continuamente

  7. Teve amigos imaginários infância ou juventude

  8. Imita pessoas da televisão ou de filmes

  9. Tratava os amigos como “peões” na juventude, que serviam como preencher papéis, como por exemplo, os amigos eram “estudantes”, “consumidores”, “membros”

  10. Faz mais amizade com pessoas mais velhas ou mais jovens do que com pessoas da sua idade (geralmente no início da idade adulta)

  11. Imita amigos ou colegas em estilo, vestimenta, atitude, interesses e modos (e às vezes na forma de falar)

  12. Coleciona e organiza objetos obsessivamente

  13. Domina a arte da imitação

  14. Escapa ouvindo a mesma música repetidamente

  15. Escapa através de um relacionamento (imaginário ou real)

  16. Os números trazem conforto (podem ser números associados a padrões, cálculos, listas, tempo e/ou personificação)

  17. Escapa contando, categorizando, organizando, reorganizando

  18. Escapa para outras salas em festas

  19. Não consegue relaxar ou descansar sem muitos pensamentos

  20. Tudo tem um propósito



Seção D: Atributos Comórbidos

  1. TOC (transtorno obsessivo-compulsivo)

  2. Sensibilidades sensoriais (visão, som, textura, cheiros, paladar) (pode ter sinestesia)

  3. Ansiedade Generalizada

  4. Sensação de perigo à espreita ou de estar fadado à ruína

  5. Sentimentos de extremas polaridades (deprimido/muita alegria; frieza/muito sensível)

  6. Tônus muscular fraco, articulações duplas e/ou falta de coordenação (pode ter Síndrome de Ehlers Danlos e/ou Hipotonia e/ou síndrome POTS)

  7. Transtornos alimentares, obsessões alimentares e/ou preocupação com o que se come

  8. Intestino irritável e/ou problemas intestinais

  9. Fadiga crônica e/ou desafios imunológicos

  10. Diagnosticado incorretamente ou diagnosticado com uma doença mental

  11. Experimenta vários sintomas físicos, talvez rotulado como “hipocondríaco”

  12. Frequentemente deixa cair pequenos objetos

  13. Questiona muito seu lugar no mundo

  14. Se questiona quem é o que é esperado dele(a)

  15. Busca pelo certo e o errado

  16. Desde a puberdade tive crises de depressão (pode ter TDPM)

  17. Mexe/esfregar as unhas, esfregar as mãos, cutuca o couro cabeludo/pele, abana as mãos, colocar as mãos sob ou entre as pernas, manter os punhos fechados, andar em círculos e/ou limpar a garganta com frequência


Seção E: Interação Social

  1. Amigos terminaram a amizade repentinamente (sem que as pessoas com TEA entendam o porquê) e/ou teve dificuldade em fazer amigos

  2. Tende a compartilhar demais da sua vida pessoal

  3. Conta detalhes íntimos a estranhos

  4. Levantou muito a mão na sala de aula ou nunca participava na aula

  5. Pouco controle sobre o impulso de falar quando mais jovem

  6. Monopoliza a conversa às vezes

  7. Traz o assunto da conversa de volta para as próprias questões

  8. Às vezes parece narcisista e controlador (embora não seja narcisista)


  9. Muitas vezes parece afobado e ansioso ou excessivamente zeloso, apático e desinteressado

  10. Contém muitos pensamentos, ideias e sentimentos dentro de si

  11. Parece que está tentando se comunicar “corretamente”

  12. Fica obcecado com a potencialidade de um relacionamento com alguém, especialmente em interesse amoroso ou com uma nova amizade

  13. Confuso com as regras de contato visual, tom de voz, proximidade e postura corporal numa conversa

  14. As conversas costumam ser exaustivas

  15. Questiona as ações e comportamentos de si mesmo e dos outros continuamente

  16. Sente que está faltando um “gene” de conversa ou filtro de pensamento

  17. Treinou-se em interações sociais através de leituras e observações de outras pessoas

  18. Visualiza e pratica como ira agir perto de outras pessoas

  19. Pratica e ensaia mentalmente o que irá dizer a outra pessoa antes de entrar na sala

  20. Dificuldade em filtrar os ruídos de fundo ao conversar com outras pessoas

  21. Tem em mente um diálogo contínuo que lhe diz o que dizer e como agir quando estiver em uma situação social

  22. O senso de humor às vezes parece peculiar, estranho, inapropriado ou diferente dos outros

  23. Quando criança era difícil saber quando era a sua vez de falar

  24. Acha as normas de conversação confusas

  25. Considera regras não escritas e não ditas difíceis de compreender, de lembrar e aplicar


SEÇÃO F: Encontra Refúgio quando está Sozinho

  1. Sente um alívio extremo quando não precisa ir a lugar nenhum, falar com ninguém, atender ligações ou sair de casa, mas ao mesmo tempo muitas vezes guarda culpa por “hibernar” e não fazer “o que todo mundo está fazendo”

  2. Um visitante na casa pode ser percebido como uma ameaça (pode até ser um membro familiar da família)

  3. Saber logicamente que uma visita não é uma ameaça, não alivia a ansiedade

  4. Sentimentos de pavor em relação aos próximos eventos e compromissos no calendário

  5. Saber que precisa sair de casa causa ansiedade desde o momento em que acorda

  6. Todas as etapas envolvidas na saída de casa são esmagadoras e exaustivas de se pensar

  7. Se prepara mentalmente para passeios, excursões, reuniões e compromissos, muitas vezes dias antes do evento programado

  8. Tendências de TOC quando se trata de conceitos de tempo, pontualidade, controle do tempo, tempo de gravação e gerenciamento do tempo (também podem ser transferidas para o dinheiro)

  9. Questiona os próximos passos e movimentos, continuamente

  10. Às vezes parece que está em um palco sendo observada e/ou tem a sensação de sempre ter que seguir as etapas “certas”, mesmo quando está sozinha em casa

  11. Dizer a si mesmo as palavras “certas” ou diálogo interno positivo (TCC) normalmente não alivia a ansiedade. A TCC pode causar aumento da sensação de inadequação.

  12. Saber que vai ficar em casa o dia todo traz muita tranquilidade

  13. Requer muito tempo de descanso ou de ficar sozinho

  14. Sente-se culpado depois de passar muito tempo em um interesse especial

  15. Sente-se desconfortável em vestiários, banheiros e provadores

  16. Não gosta de estar em shoppings, academias ou teatros lotados


SEÇÃO G: Sensibilidades

  1. Sensível a sons, texturas, temperatura ou cheiros quanto está tentando dormir

  2. Ajusta os lençóis, fronhas, travesseiros, cobertas e o ambiente na tentativa de encontrar conforto

  3. Os sonhos são de natureza cheia de ansiedade, vívidos, complexos e/ou precognitivos (premonitórios).

  4. Altamente intuitivo para os sentimentos dos outros

  5. Altamente empático, às vezes ao ponto de confusão

  6. Leva as críticas a sério

  7. Deseja ser visto, ouvido e compreendido

  8. Questiona se é uma pessoa “normal”

  9. Altamente suscetível a pontos de vista e opiniões de pessoas de fora

  10. Às vezes adapta sua visão da vida ou de suas ações com base nas opiniões ou palavras dos outros

  11. Reconhece as próprias limitações em muitas áreas diariamente, se não de hora em hora

  12. Fica magoado quando outros questionam ou duvidam do seu trabalho

  13. Vê muitas coisas como uma extensão de si mesmo

  14. Teme as opiniões, críticas e julgamentos dos outros

  15. Não gosta de palavras e eventos que machuquem animais e pessoas

  16. Coleta ou resgata animais (geralmente na infância)

  17. Enorme compaixão pelo sofrimento (às vezes por objetos inanimados/personificação)

  18. Sensível a substâncias (toxinas ambientais, alimentos, álcool, medicamentos, hormônios, etc.)

  19. Tenta ajudar, oferece conselhos não solicitados ou formaliza planos de ação

  20. Questiona o propósito de vida e como ser uma pessoa “melhor”

  21. Procura compreender habilidades, competências ou dons


Seção H: Sentido de si mesmo

  1. Sente-se encurralada entre querer ser ela mesma e querer se encaixar

  2. Imita os outros sem perceber

  3. Suprime seus reais desejos (muitas vezes na idade adulta)

  4. Exibe comportamentos co-dependentes (muitas no início da idade adulta)

  5. Adapta-se para evitar o ridículo

  6. Rejeita ou questiona normas sociais

  7. Tem sentimentos de extremo isolamento

  8. Sentir-se bem consigo mesma exige muito esforço e trabalho

  9. Muda as preferências com base no ambiente e em outras pessoas

  10. Muda o comportamento com base no ambiente e em outras pessoas

  11. Não se importava com sua higiene, roupas e aparência antes da adolescência e/ou antes que alguém lhe apontasse isso

  12. Têm momentos de descontrole emocional e acabam “surtando” (termo popular, e não médico), mas não sabe por que até mais tarde

  13. A voz pode parecer significativamente mais jovem do que a idade real.

  14. Dificuldade em reconhecer sua aparência ou ocorrências de leve prosopagnosia (dificuldade em reconhecer ou lembrar rostos)

  15. Sente-se significativamente mais jovem internamente do que realmente é (perpetuamente com doze anos)


Seção I: Confusão

  1. Demorou e teve dificuldade em aprender que os outros nem sempre são honestos

  2. Os sentimentos parecem confusos, ilógicos e imprevisíveis (seus próprios e dos outros)

  3. Confunde horários, números e/ou datas de compromissos

  4. Espera que agindo de determinada forma certos resultados possam ser alcançados, mas percebe ao lidar com as emoções, que esses resultados nem sempre se manifestam

  5. Fala franca e literal (principalmente na juventude)

  6. Dificuldade em compreender piadas

  7. Fica confusa quando outros isolam, evitam, menosprezam, enganam e traem

  8. Dificuldade em identificar sentimentos, a menos que sejam extremos

  9. Dificuldades com emoções de ódio e aversão

  10. Sente pena de alguém que a perseguiu ou machucou

  11. Sentimentos pessoais de raiva, ultraje, amor intenso, medo, entusiasmo e euforia parecem mais fáceis de identificar do que sentimentos de alegria, satisfação, calma e serenidade.

  12. Tem dificuldade em reconhecer como emoções extremas (ultraje, amor intenso) irão afetá-la e tem desafios para transferir o que foi aprendido sobre emoções de uma situação para outra

  13. Situações e conversas às vezes são percebidas como preto no branco (8 ou 80).

  14. O espectro intermediário (tons de cinza ou coloridos) de resultados, eventos e emoções às vezes é esquecido ou mal compreendido (mentalidade de tudo ou nada)

  15. Uma pequena briga pode sinalizar o fim de um relacionamento ou o colapso do mundo.

  16. Um pequeno elogio pode levá-la a um estado de intensa alegria.


Seção J: Palavras, Números e Padrões


  1. Gosta de saber a origem das palavras, de fatos históricos, a causa raiz e fundamento

  2. Fica confuso quando há mais de um significado (ou grafia) para uma palavra

  3. Tem grande interesse em músicas e letras de músicas

  4. Nota padrões com frequência

  5. Lembra-se das coisas em imagens visuais

  6. Lembra-se de detalhes exatos sobre a vida de alguém

  7. Tem uma memória excepcional para certos detalhes

  8. Escreve ou cria para aliviar a ansiedade

  9. Tem certos “sentimentos” e emoções em relação a palavras ou números

  10. Palavras ou números trazem uma sensação de conforto e paz, semelhante a uma amizade


Seção K - (Opcional) Funcionamento Executivo e Habilidades Motoras - Esta área nem sempre é tão evidente quanto outras áreas


  1. Tarefas simples podem causar dificuldades extremas

  2. Aprender a dirigir pode ser muito difícil

  3. Lugares novos oferecem seu próprio conjunto de desafios

  4. Qualquer coisa que exija uma quantidade razoável de passos, destreza ou conhecimento pode despertar uma sensação de pânico

  5. A ideia de consertar, procurar ou resolver algo pode causar ansiedade

  6. Tarefas corriqueiras são evitadas

  7. Cuidar de si mesmo e limpar à casa podem parecer insuportáveis

  8. Muitas perguntas vêm à mente quando se prepara para realizar uma tarefa

  9. Pode sair de casa com meias diferentes ou camisa abotoada incorretamente

  10. Pode ter dislexia ou disgrafia

  11. Uma ida ao supermercado pode ser extremamente cansativo

  12. Pode ter muita dificuldade para copiar passos de dança, movimentos aeróbicos em uma aula de ginástica esportiva

  13. Tem dificuldade em encontrar certos objetos na casa, mas se lembra com exata clareza onde estão outros objetos; não conseguir localizar algo ou pensar em localizar algo pode causar sentimentos de intensa ansiedade (tem desafios com permanência de objeto) (mesmo com algo tão simples como abrir um envelope)


Fim



Esta lista de verificação não oficial pode ser copiada para terapeutas, conselheiros, psiquiatras, psicólogos, professores, professores e parentes se o nome e as informações de contato de Samantha Craft permanecerem impressas. Esta lista foi criada em 2012 e atualizada em maio de 2016.


Isenção de responsabilidade: esta é a opinião de uma pessoa. Ela não pretende substituir a definição de condição do Espectro do Autismo do DSM-V, nem esta lista pretende servir como uma ferramenta oficial de diagnóstico. Milhares e milhares de indivíduos em todo o mundo usaram esta lista, em conjunto com o DSM-IV ou DSM-V e a orientação de um profissional de saúde mental. Tem sido uma ferramenta importante especialmente para as mulheres, mas indivíduos de todo o espectro de gênero identificam-se com a lista. A lista foi traduzida para diferentes idiomas. Baseia-se em mais de 8 anos de comunicação, quase diária, com aqueles que são diagnosticados ou autodiagnosticados como Autistas. Não é incluí tudo. Alguns se enquadrarão em categorias e não serão autistas. Isto pretende ser um trampolim para discussão e maior conscientização.


Nota da autora: Fui diagnosticada como autista/intelecto superdotado e tenho dislexia, dispraxia, TAG, TEPT, SEDh, POTS, fibromialgia e outras condições de dor crônica. Não sou incomum na minha apresentação; muitos adultos autistas têm muitas condições coexistentes. Este post foi escrito originalmente quando a Síndrome de Asperger era um diagnóstico independente. Naquela época, pouco se escrevia ou discutia sobre mulheres no espectro do autismo.


Em 2022, fui diagnosticado com TDAH, TOC e TEPT complexo.


Anteriormente: Lista de verificação de Samantha Craft para mulheres com síndrome de Asperger (2012)

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