top of page

O Básico da Aquarela 1 - Qual papel escolher?

Atualizado: 10 de mai. de 2021

Papéis para aquarela podem ser um pouquinho dispendiosos, pois são papéis especiais que precisam absorver a água.


Na hora de escolher os papéis, quando estamos começando, podemos ficar um pouco surpresos com a imensa opção de papeis que existe, são diversas gramaturas, texturas e qualidades.


Para ajudar um pouco na compreensão das inúmeras opções disponíveis, resolvi fazer esse post para ajudar na hora da escolha. Abaixo vou listar algumas coisas para se levar em consideração ao escolher o papel.



A gramatura


Os papéis são disponibilizados pela sua gramatura (densidade do papel), o GSM ou G/M², que mede as gramas (massa) por metro quadrado. Quanto maior a gramatura, mais grosso é o papel.


A gramatura ideal para a aquarela são os de gramatura de 300g/m², pois se for mais fino ele pode deformar o papel. Mesmo com a gramatura 300 o papel pode arquear, e o recomendado para que isso não aconteça é fixar o papel na mesa, colando-o com fita crepe em suas bordas.


Papeis mais grossos que 300g/m² podem também ser utilizados na aquarela, mas irão absorver a água mais rapidamente e tornar mais difícil a aplicação da técnica Wet on Wet (Úmido no úmido).



A qualidade do papel


É pertinente também levar em consideração a qualidade do papel, e isso depende da sua composição e como ele foi produzido.


A melhor qualidade de papel é quando ele é 100% algodão, livre de ácido e com PH neutro.


Na maioria das vezes os papéis são feitos da celulose da madeira, porém esse não é o melhor tipo de celulose para ser utilizado na aquarela, devido acidificação do papel que a celulose da madeira causa, e isso faz com que o papel amarele e com que a tinta descolore com o tempo.


A fibra do algodão é naturalmente branca, mais forte, flexível, e livre de ácido. O que o torna ideal para quem trabalha com aquarela. No entanto, os papéis feitos da fibra de algodão acabam sendo mais caros.



É importante levar em conta como ele foi prensado.




Os papéis que são feitos com prensa quente (Hot Press) ou Grana Satinada (Satine Grain), terão a superfície mais lisa e sua absorção será menor.


Os papéis que são prensados à frio (Cold Press) terá uma absorção maior, e é divido em Grana Fina (Fin Grain) têm a superfície um pouco texturizada Grana Grossa ou Papel Rugoso (Rough Grain), que é um papel com uma textura grossa.



Papel para Praticar


Talvez os papéis de celulose de madeira, seja a primeira opção para estudantes ou para quem está começando, e querem uma opção mais barata para praticar. No entanto a tinta se comporta de forma diferente do que nos papéis que utilizam fibra de algodão. Vale a pena experimentar também papéis profissionais para ver a diferença de resultado.

O ideal é testar diferentes materiais para ver em qual você se adapta melhor.


Algumas lojas oferecem amostra grátis de papéis para que você possa experimentar.

Lembre-se também, que os papéis se diferenciam de fabricante para fabricante, se puder experimente não apenas diferentes papéis do mesmo fabricante, mas de diferentes marcas também.


Espero ter ajudado a vocês entenderem um pouquinho sobre as diferenças entre os papéis.


Boa pintura =)

246 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Categorias

Arquivos

Afiliados

AJUDE ESTE BLOG COMPRANDO ATRAVÉS DOS LINKS ABAIXO.
560x300_E-Novidades._CB657624472_.jpg
associates_320x250_1557334371_20.67kb._CB463889837_.jpg

APOIE ARTISTAS INDEPENDENTES Compre produtos com 5% de desconto | Studio @Abhinava

Loja de Materiais Artísticos do Reino Unido, que eu ADORO, e envia para o Brasil.

Outra loja de Materiais Artísticos do Reino Unido, que eu também ADORO, e envia para o Brasil.

POSTAGENS RECENTES

Me Siga no Instagram

Conheça os produtos da loja!

bottom of page