top of page

As 3 regras básicas da Pintura a Óleo

Atualizado: 20 de abr. de 2022

Por que usar tinta à óleo?


Geralmente as pessoas preferem iniciar no mundo da pintura com tinta à base de água, que seca mais rápido, como aquarela, guache ou acrílica.


A grande diferença da tinta a óleo e as outras tintas é o tempo de secagem, a tinta óleo demora a secar e por isso ela te dá mais tempo para misturar as suas cores, alterar formas na sua tela se necessário, e trabalhar mais tempo com a tinta úmida, e isso te ajuda a ter mais controle sobre o resultado da sua pintura.


Além do mais, tinta a óleo é uma tinta muito prazerosa de se trabalhar, sua consistência é cremosa e amanteigada, pode ser modificada de acordo com a sua preferência, tornando-a mais grossa ou mais diluída, pode ser usada com mais transparência, opaca ou mais brilhante. Com certeza é a tinta mais versátil.


Outro ponto é que o óleo é naturalmente brilhante, o que possibilita suas cores serem mais vibrantes e vívidas.


Material para pintura a óleo

O que é necessário saber para iniciar uma pintura a óleo?


A pintura a óleo tem basicamente duas formas de ser feita:

  • Alla prima: quando a pessoa termina o quadro em uma só sessão

  • Em camadas: quando precisa esperar uma camada secar para aplicar a próxima. Nesta é possível encontrar diversas técnicas de pintura, de formas diretas e indiretas.


As regras abaixo são para quando a pintura for feita em camadas.


A pintura a óleo tem três regrinhas básicas que precisamos seguir, para que a pintura não rache e não fique com aparência craquelada com o passar do tempo, caso você queira pintar em camadas.


Devido a tinta óleo secar através da oxidação do óleo, ela se comporta de uma forma diferente que as tintas à base de água. Ela pode estar seca ao toque, mas ainda estar um úmida por baixo. E por isso devemos ter em mente essas regras enquanto estamos pintamos.



REGRA 1 - Secagem lenta sobre secagem rápida


As tintas a óleo têm o período de secagem diferente de acordo com o seu pigmento. Isso varia de acordo com o fabricante e de linha estudante para linha profissional.

Algumas tintas secam em torno de 2 dias, enquanto outras podem demorar semanas para secar.


As tintas qualificadas como estudantes possuem alguns pigmentos sintéticos que se comportam de maneira diferente. Como a Pebeo que no site diz que a média de secagem de suas tintas de linha estudante são de 2 a 6 dias. Por isso é interessante pesquisar no site do fabricante, para saber as informações das tintas que estão utilizando.


Se uma camada de secagem rápida for aplicada sobre uma camada de secagem lenta, a pintura poderá rachar, caso a tinta não esteja totalmente seca na camada debaixo.


Então o ideal é fazer as primeiras camadas utilizando tintas de secagem rápidas, deixando as tintas de secagem lenta para as camadas finais. Ou esperar o devido tempo de secagem da tinta antes de aplicar uma nova camada, mas tendo em mente que dependendo da grossura da camada pode levar meses para secar.


Essa lista varia de fabricante para fabricante, mas vou colocar as cores mais utilizadas para vocês terem uma ideia sobre o tempo de secagem.


Cores de secagem rápida (de 1 a 2 dias)

Sienna crua

Umber cru

Umber queimado

Azul cobalto

Azul da Prússia


Cores de secagem média (de 3 a 5 dias)

Sienna queimada

Ultramarinos

Pretos

Brancos

Cores com ftalocianinas


Cores de secagem lenta (mais de 5 dias)

Alizarin carmesim

Cores com cádmio

Quinacridonas


Vocês podem também utilizar médiuns que facilitam a secagem. Como é o caso dos médiuns alquídicos (alkyds), que proporcionam uma maior elasticidade à tinta e diminui o tempo de secagem.



REGRA 2 - Camada grossa sobre camada fina


As camadas finas secam mais rapidamente, por isso devem ser pintadas antes de camadas grossas. Pois se pintar uma camada fina sobre uma grossa, a tinta que ainda está oxidando na parte de baixo, irá se movimentar e rachar a camada seca de cima. Se for utilizar empastos, eles devem ser adicionados na última camada.



REGRA 3 - Camada gorda sobre a camada magra


Essa regra se aplica ao utilizar diluentes, médiuns e óleos. Os diluentes são considerados magros, enquanto os médiuns já prontos e óleos são considerados gordos.


Os médiuns para a pintura a óleo geralmente são preparados com uma parte de diluente e outra parte de óleo, é preciso ficar atento a sua composição, pois alguns médiuns podem ser mais gordos que outros. Mas basicamente é adicionar um pouco mais de médium na tinta a cada camada adicionada para que ela fique mais flexível que a camada anterior.


Cada camada nova precisa ser mais flexível que a anterior. Por isso é aconselhável a iniciar com camadas magras e ir aumentando gradualmente com médiuns considerados gordos as camadas seguintes. Se uma camada magra, for adicionado em cima de uma camada gorda a pintura poderá rachar, caso a tinta não esteja totalmente seca na camada debaixo.


Espero ter ajudado vocês a entender um pouquinho mais sobre a pintura a óleo.


Se tiver dúvida escreva na caixa de comentários.


Com carinho,

Abhinava.



 

Fontes:




 
0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Categorias

Arquivos

Afiliados

AJUDE ESTE BLOG COMPRANDO ATRAVÉS DOS LINKS ABAIXO.
560x300_E-Novidades._CB657624472_.jpg
associates_320x250_1557334371_20.67kb._CB463889837_.jpg

APOIE ARTISTAS INDEPENDENTES Compre produtos com 5% de desconto | Studio @Abhinava

Loja de Materiais Artísticos do Reino Unido, que eu ADORO, e envia para o Brasil.

Outra loja de Materiais Artísticos do Reino Unido, que eu também ADORO, e envia para o Brasil.

POSTAGENS RECENTES

Me Siga no Instagram

Conheça os produtos da loja!

bottom of page