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Toxicidade das Tintas Artísticas

Atualizado: 22 de jan.


Ao começar estudar e pintar com tinta à óleo, recebi muitos comentários de amigos falando que é uma tinta muito tóxica, que muitos artistas morreram por pintar com tinta à óleo, e que aquarela, tinta acrílica, entre outras, são mais seguras. No entanto, percebi que essa é uma concepção errônea muito difundida no Brasil. Estudando mais a fundo descobri que muitos dos pigmentos tóxicos que são utilizadas nas tintas a óleo, são também utilizadas nas tintas acrílicas, no guache e na aquarela.


É importante fazer arte com consciência, para que possamos permanecer saudáveis, e para isso é necessário conhecer o material que se está utilizando.


Então faço esse post com o intuito de trazer informação, para que se possa escolher os materiais a serem trabalhados com consciência, de forma segura e com os devidos cuidados necessários.

Pigmentos em tenda de feira na Índia
Pigmentos em tenda de feira na Índia, by Dan Brady

Tiveram muitos artistas intoxicados pelos seus materiais artísticos, principalmente aqueles que faziam suas próprias tintas, utilizavam o pigmento em pó e o aglutinante necessário para formar a tinta. O grande perigo está na inalação do pó de pigmentos tóxicos, que contenham metais pesados como: chumbo, cobalto, cádmio, cromo, arsênico, entre outros. E no uso de solventes e médiuns que são tóxicos para a saúde.


Mas como saber se a tinta que eu comprei é tóxica ou não?

Primeiro é preciso saber como as tintas artísticas são compostas e o que é cada componente:


  • Pigmento: é um componente em pó que dá cor à tinta. Pode ser de materiais orgânicos, inorgânicos, natural ou sintéticos, podem ser permanentes ou fugitivos;

  • Aglutinante: responsável pelo união dos pigmentos, fazendo com que grudem e formem uma película ao secar;

  • Veículo: é a parte líquida da tinta que mantém os pigmentos em suspensão, responsável pela transformação do estado líquido para o sólido;

  • Carga Inerte: são minerais que conferem maior durabilidade a tinta, algumas marcas consideram esse componente como pigmento inerte;

  • Aditivos: substâncias que proporcionam melhorias nas suas propriedades, que podem alterar sua consistência, tempo de secagem, entre outros. Geralmente utilizados em médiuns.


As tintas à óleo são constituídas essencialmente por dois componentes: pigmentos e veículo; e as tintas a base de água são compostas de pigmentos, veículo e aglutinante. E dependendo da marca, podem conter cargas inertes e aditivos (estes também podem conter minerais tóxicos), mas até agora eu só encontrei descritos no rótulos das tintas nacionais.

Nas TINTAS À ÓLEO o veículo e o aglutinante são o mesmo: óleos vegetais altamente refinados, como óleo de linhaça (flax ou linseed), de cártamo (safflower), de papoula (poppy) e de nozes (walnut). Esses óleos secam lentamente através da oxidação, criando uma película quando entram em contato com o ar. Usadas sozinhas, ou com médiuns a base de óleo, as tintas a óleo não liberam produtos químicos no ar enquanto secam. Porém, se você adicionar solventes ou médiuns sintéticos, o conteúdo nocivo deles irá evaporar no ambiente. (Há um método para extrair o óleo de linhaça utilizando solvente, é muito utilizado para tratamento de madeiras, mas esse método não é utilizado para fabricação materiais artísticos). Saiba mais sobre solventes e diluentes para pintura a óleo clicando aqui.


As AQUARELAS contêm os mesmos pigmentos que as tintas à óleo e acrílicas, mas seu veículo é água (quando em tubos) e seu aglutinante geralmente é goma arábica, ou glicol sintético. Algumas marcas utilizam aditivos, umectantes, plastificantes, entre outros. Goma arábica e aglutinantes sintéticos tendem a secar rapidamente. As aquarelas feitas apenas com pigmento e goma arábica secarão em um bloco rígido. Por esse motivo, algumas marcas de tinta aquarela inclui um umectante e um plastificante para ajudar a prolongar a vida útil da tinta, mas também para torná-la mais macia e fácil de dissolver. O umectante mais usado é a glicose (por exemplo, xarope de milho, xarope de açúcar, mel). O plastificante usado é geralmente glicerina e representa cerca de 20% ou menos da tinta.

As TINTAS ACRÍLICAS contêm os mesmos pigmentos que as tintas à óleo e aquarela, mas seu veículo é resina acrílica (emulsão de polímero acrílico) e seu aglutinante é o polímero acrílico, que é sintético e altamente volátil, o que faz com a tinta seque rapidamente. Quando secam, os componentes do veículo evaporam, o que significa que água, propileno glicol e amônia são liberados no ar, o que podem causar irritação no nariz, garganta e pulmões, e causar tontura, se não houver uma ventilação apropriada. Em algumas tintas e médiuns acrílicos, comumente adicionados, também liberam formaldeído à medida que secam, e formaldeído é conhecido por ser carcinogênico. Então ao contrário do que muitos acreditam, a tinta acrílica é tóxica. Sempre que a utilizar, lembre-se de manter o ambiente ventilado.


Você pode encontrar essas informações nos sites de fabricantes de tintas artísticas internacionais (infelizmente o Brasil não tem as mesmas exigências na transparência da toxicidade de materiais artísticos). No site da Golden, um famosa marca americana, encontrei Safety Data Sheet (SDS) em pdf sobre as tintas acrílicas, e nela diz:


"RISCOS DE SAÚDE POR INALAÇÃO E SINTOMAS DE EXPOSIÇÃO: Nenhum esperado em condições normais de uso. Irritação do nariz, garganta e pulmões está associada à exposição excessiva à amônia, que pode ocorrer quando grandes volumes do produto são usados em uma área com ventilação limitada. GAC-400 Acrílico e GAC-900 Acrílico contêm formaldeído, que pode irritar o sistema respiratório ou causar reação alérgica em indivíduos sensibilizados. Consulte “Riscos Adicionais” para formaldeído, abaixo. "Pág 5.

"FORMALDEIDO- Listado como um carcinógeno humano suspeito pela ACGIH, potencialmente carcinogênico pelo NIOSH e OSHA, e um carcinógeno humano conhecido pelo NTP. AVISO: Este produto contém uma substância química conhecida no Estado da Califórnia por causar câncer." Pág.6



O que você precisa saber sobre os Pigmentos encontrados em Tintas Artísticas.


Ao comprar uma tinta artística, podemos observar em seu rótulo os pigmentos que são utilizados, eles são identificados pelo código do pigmento, e isso é essencial para sabermos quais pigmentos são tóxicos e quais são considerados seguros.

Fiz um post sobre os rótulos de tintas artísticas, caso queira saber sobre os códigos usados nos rótulos, pode acessar AQUI.


O C.I. Name (Color Index Name ou Índice Internacional de nome de Cores) é um código que identifica cada pigmento com o nome genérico do índice de cores, e seu composto químico genérico.


Códigos de Nome de Pigmentos:

  • PY - Pigment Yellow (Pigmento Amarelo)

  • PO - Pigment Orange (Pigmento Laranjado)

  • PR - Pigment Red (Pigmento Vermelho)

  • PV - Pigment Violet (Pigmento Violeta)

  • PB - Pigment Blue (Pigmento Azul)

  • PG - Pigment Green (Pigmento Verde)

  • PBr - Pigment Brown (Pigmento Marrom)

  • PBk - Pigment Black (Pigmento Preto)

  • PW - Pigment White (Pigmento Branco)


Por exemplo: O PY35 refere-se à 35ª entrada na lista de pigmentos amarelos (Amarelo cádmio), PB36 ao 36º pigmento na lista de azuis (Cobalto Turquesa). Porém, como alguns pigmentos foram excluídos ao longo do tempo, sua numeração não é consecutiva.

É importante saber que apesar de ter uma tabela de referência sobre os pigmentos, ela não classifica a sua consistência de tonalidades, pois sua equivalência química pode existir de várias formas, então suas tonalidades podem alterar de fabricante para fabricante. O PY35 (Amarelo Cádmio), por exemplo, pode ter uma variação de cor que vai de amarelo limão à quase alaranjado. Pois, o índice de nome e o número de cores, referem-se principalmente à composição química do pigmento.


Como falei anteriormente, muito pigmentos são tóxicos, por conterem metais pesados como: chumbo, cobalto, cádmio, cromo, arsênico, entre outros.

Segundo as normas Internacionais do ATSM, do ACMI e da PROP65 da California, as embalagens tem que indicar quando esses metais tóxicos são utilizados na tinta. Porém essas normas não são obrigatórias no Brasil, e muitos marcas, até mesmo europeias não indicam. Por isso é importante se atentar aos pigmentos que são utilizados. Caso queira saber mais sobre as Normas para materiais artísticos, clique aqui.


Esses metais geralmente proporcionam cores vibrantes de longa permanência e por isso ainda são preferidas pelos artistas profissionais. Porém, várias marcas profissionais criaram imitações dessas cores, para diminuir o custo e oferecer tintas com menos toxicidade, geralmente encontradas nas Linha de Estudante. Você pode identificar essas imitações através das palavras HUE, TONS, IMIT ou IMITAÇÃO, nos rótulos das embalagens. Como nos exemplos abaixo:

O banco de dados das cores de pigmentos artísticos (The Color of Art Pigment Database) é um site que possui uma valiosa referência de tintas e pigmento artísticos com índices de nomes de cores, índices de números de cores e de suas composições químicas.

Nele podemos encontrar informações sobre os pigmentos usados para tintas artísticas, e tintas para estudantes, incluindo:


  • Tinta à óleo

  • Aquarelas

  • Tinta acrílica

  • Guache

  • Guache acrílico

  • Pigmentos e pós secos

  • Pigmentos de dispersão aquosa

  • Acrílicos fluidos

  • Tintas para aerógrafo (Airbrush Paint)

  • Tinta ou óleos alquídicos

  • Vinil acrílico

  • Caseína ou tinta de leite

  • Tinta Encáustica

  • Tintas de impressão ou tintas de desenho pigmentadas

  • Giz pastel à óleo ou oilbar

  • Varas de pigmento em óleo

  • Têmpera ou Têmpera de Ovo

  • Varas de aquarela

  • Barras de pigmento em aquarela

  • Tinta a óleo misturável em água ou tinta a óleo solúvel em água

Uma maneira mais fácil de saber se a tinta é tóxica ou não, e é a que eu geralmente uso quando quero comprar uma tinta importada, é verificar através do site da Blick, eles têm um sistema muito interessante que mostra a classificação de cada tinta que eles vendem, informando com as normas dos selos da ACMI e PROP65.


Veja esse print que mostra as aquarelas profissionais da Winson&Newton, que utilizam Cobalto:




Quais são os perigos nos Pigmentos com metais pesados?


Agora você deve estar se perguntando, mas quais são os riscos de utilizar as tintas que contenham esses metais?


Lembrando que se esses pigmentos estiverem nos tubos de tintas já prontas, elas não serão perigosas para inalar, a não ser que você as lixe depois de secar, ou se utilizar aerógrafo ou algumas outra forma de spray para pintar.


Montei uma tabela com alguns dos metais tóxicos mais conhecidos, que ainda encontramos hoje.


Obs: Muitos pigmentos utilizados entre os séculos XIV e inicio do século XX não existem mais, deixaram de serem produzidos devido à alta toxicidade ou por serem fugidios.


Como manusear tintas tóxicas com segurança?

  • Não coloque pincéis na boca! Use sabonete ou um pano para deixa-los em forma.

  • Não use recipientes que você usa para comer ou beber para colocar suas tintas (a não ser que você nunca mais coma ou bebe neles).

  • Use luvas enquanto pinta, pelo menos enquanto usa pigmentos tóxicos ou diluentes (no caso da pintura à óleo).

  • Lave bem as mãos após cada sessão de pintura.

  • Use uma máscara contra pó se manusear pigmentos em pó. E máscaras respiratória caso utilize tintas sprays, air-brush ou se lixar uma tela com tinta seca (mantenha a superfície da tinta úmida enquanto você lixa, para manter a poeira baixa).

  • Não deixe comida em seu estúdio e use recipientes de bebidas cobertos.

  • Limpe bem seus pincéis e paletas com papel toalha ou com pano antes de lavá-los, para tenha o mínimo impacto possível ao meio ambiente.



Espero que esse post tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre tintas e pigmentos.



Boa Pintura =)


 

Fontes:

Cádmio: https://www.dickblick.com/items/00319-4202/ - na aba PIGMENT INFO

Cobalto: https://www.dickblick.com/items/00319-5183/ - na aba PIGMENT INFO

Cromo: https://www.dickblick.com/items/00620-7113/ - na aba PIGMENT INFO


 
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