top of page

O Básico da Pintura Acrílica: tipos de tintas e médiuns

Atualizado: 20 de mar. de 2021



As tintas acrílicas secam rapidamente e podem ser diluídas em água, o que as torna a escolha mais agradável para iniciantes.


Quando eu comecei a pintar com tinta acrílica, eu ficava muito frustrada, pois ela secava quase que imediatamente quando eu colocava no papel e eu não conseguia dar o efeito que eu queria que aquela pintura tivesse. No entanto, eu não sabia que tinha uma variedade de médiuns que eu poderia adicionar a tinta para me ajudar a dar os efeitos desejado.


Hoje em dia eles estão mais fáceis de encontrar e há uma variedade enorme de opções.


Em baixo vou listar a variedade de tintas acrílicas (é claro que elas vão variar de marca para marca) e dos médiuns que vão te ajudar a deixar o seu trabalho com um visual único! Sem mais frustrações!


Sobre a tinta acrílica


A tinta acrílica foi feita pela primeira vez na década de 1940, ela é feita de resina sintética e partículas de pigmento que são dispersas em uma emulsão de polímero. Ela pode ser diluído em água e sua consistência pode ser fina ou grossa dependendo da viscosidade da tinta, e da quantidade de água ou médium que você adicionar a ela.


Ela tem uma secagem rápida e é versátil nas suas aplicações. Pode se assemelhar a uma pintura a óleo ou aquarela ou pode ter sua qualidade distinta, dependendo de como o artista usa os médiuns.



Ao aprender a pintar com acrílicos, lembre-se de que a maioria das marcas de acrílicos vem em uma gama de viscosidades ou "bodies" (corpos), são eles:


  • Ink ou Liquid (Ink ou liquida) - são acrílicos líquidos, ideais para serem usados em caligrafias ou com efeito aquarela.

  • High Flow acrylic (fluxo intenso) - são acrílicos quase líquidos, ideais para serem usados em air-brush.

  • Fluid acrylic (acrílico fluído) - são acrílicos que fluem consistentemente do pincel e são autonivelantes, reduzindo a retenção de pinceladas visíveis, ideal para acrílico derramado e pinturas em camadas, como a Mischtechnik;

  • Soft ou Medium Body (corpo macio ou médio) são tintas cremosas e macias, quase não aparenta a retenção de pinceladas, também muito usadas em acrílico derramado.

  • Heavy body (corpo pesado) é mais espessa, amanteigada e retém as pinceladas;

  • Extra ou super heavy body (corpo extra ou superpesado) é muito grosso e ideal para aplicações de empastamento.


Os médiuns podem ser usados com acrílicos de qualquer viscosidade para criar uma variedade quase ilimitada de efeitos.


  • Matte medium (médium fosco) - dilui a tinta e seca sem um brilho

  • Gloss medium (médium brilhante) - dilui a tinta e seca com um brilho

  • Blending medium (médium de mistura) - dilui a tinta enquanto aumenta o tempo de secagem, para ajudar na mistura.

  • Glazing medium (médium para veladura) - dilui a tinta e aumenta a transparência para facilitar a aplicação de camadas

  • Flow medium (médium fluidificador) - faz com que a tinta flua de maneira uniforme e rápida


Pastas e géis são misturados à tinta para adicionar textura ou para aumentar ou reter a espessura da tinta, enquanto adiciona transparência e prolonga o tempo de secagem.


  • Gel medium (médium de gel) - engrossa e adiciona transparência

  • Heavy gel (gel pesado) - adiciona textura, permitindo que a tinta mantenha seus picos, parecendo com a consistência de glacê.

  • Modeling paste (pasta de modelagem) - um aditivo muito espesso que permite ao artista criar efeitos altamente texturizados que secam em um filme flexível


Há também o retardador que é misturado com acrílicos para diminuir o tempo de secagem e é útil para técnicas úmido-úmido, ou para fazer misturas de cores (se aplicado demais pode demorar dias para secar).


Os vernizes são aplicados como acabamento depois do quadro já seco, para fornecer uma película protetora resistente à poeira, alguns reduzem os danos da luz ultravioleta.



Materiais básicos necessários para você iniciar uma pintura acrílica:


Pincéis: materiais sintéticos como o nylon são a melhor escolha para pincéis de acrílico. Pincéis rígidos são bons para aplicações de tinta espessa; os macios e flexíveis são bons para aplicações de tinta diluída.


Paleta: paleta ideais para acrílico são as plana e impermeável à água. Pode ser um pedaço de vidro grosso (eu prefiro, pois são reutilizáveis). Mas tem paletas especificas para acrílico de plástico, com tampas ou compartimentos seláveis ​​para evitar a secagem. Pode também utilizar tábuas de corte de plástico, que também funcionam bem. Evite paletas de madeira, que absorvem água.


Superfícies: uma das vantagens de trabalhar com acrílicos é que você pode aplicá-los em quase todas as superfícies. Superfícies absorventes de água, como madeira, precisam ser seladas previamente. As superfícies de pintura preferidas incluem tela de artista, papelão e papel aquarela pesado (400 lb) que foi preparado com um primer de dispersão acrílica de boa qualidade.


Recipiente de água e pano para tirar excesso de água do pincel.


Espero que esse post tenha te ajudado. Boa pintura! =)

583 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Categorias

Arquivos

Afiliados

AJUDE ESTE BLOG COMPRANDO ATRAVÉS DOS LINKS ABAIXO.
560x300_E-Novidades._CB657624472_.jpg
associates_320x250_1557334371_20.67kb._CB463889837_.jpg

APOIE ARTISTAS INDEPENDENTES Compre produtos com 5% de desconto | Studio @Abhinava

Loja de Materiais Artísticos do Reino Unido, que eu ADORO, e envia para o Brasil.

Outra loja de Materiais Artísticos do Reino Unido, que eu também ADORO, e envia para o Brasil.

POSTAGENS RECENTES

Me Siga no Instagram

Conheça os produtos da loja!

bottom of page